top of page
alecrim erva funcional

COMO A NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA FUNCIONAL
PODEM TE AJUDAR?

PROGRAMAÇÃO METABÓLICA DE CASAIS QUE PRETENDEM ENGRAVIDAR

É feito o acompanhamento clínico-nutricional de casais, homem e mulher, que pretendem engravidar, com antecedência de 6 a 12 meses, para corrigir deficiências nutricionais, modular processos inflamatórios, detoxificar o organismo e reduzir o consumo de xenobióticos (substâncias químicas estranhas ao organismo), aumentar a fertilidade de ambos e melhorar a qualidade do óvulo e do esperma. Nesta fase, os organismos feminino e masculino precisam ser preparados, por meio da modulação das disfunções hormonais e da nutrição das células germinativas.   O objetivo é deixar o casal em condições para gerar um bebê saudável, livre de alergias e com menor possibilidade de, no futuro, vir a desenvolver doenças, haja vista que muitas delas têm origem na vida intrauterina.

ProgMetabCasais

   O acompanhamento clínico-nutricional da gestante traz benefícios para a mãe e para o bebê.  No caso dela, podemos citar o controle do ganho de peso, a prevenção do diabetes gestacional, pré-eclampsia, anemia, osteopenia, entre outras situações. Para o bebê, propicia o aporte de nutrientes necessário a seu pleno desenvolvimento e crescimento intrauterino e para que seja programado para ter saúde em todos os ciclos de sua vida. Isto, também, se dá pela redução de estímulos externos, como o estresse ambiental e o consumo de xenobióticos (substâncias químicas estranhas ao organismo), que podem predispor doenças crônicas na vida pós-natal, como a síndrome plurimetabólica e doenças neurológicas, por exemplo.

   No puerpério o aporte adequado de nutrientes e de energia, principalmente, para a produção do leite materno é fundamental. Além disso, a mãe precisa de acolhimento, de apoio e de orientações para que o período de amamentação flua naturalmente e seja prazeroso. O monitoramento da perda de peso e de gordura corporal materna, de forma saudável, também acontece nesse período.

   A introdução alimentar deve ser feita de forma gradual, de forma a estimular o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. É necessário ofertar preparações nutritivas, saborosas e que favoreçam sua aceitabilidade. Orientações sobre organização para a produção, higiene, manipulação e armazenamento das refeições são importantes e facilitam a nova rotina familiar e também garantem a segurança alimentar e nutricional.

ACOMPANHAMENTO DA GESTANTE, PÓS- PARTO E BEBÊ

DOENÇAS AUTOIMUNES

No tratamento de doenças de ordem autoimune, tais como lúpus, artrite reumatoide, doença de Crohn, doença Celíaca, esclerose múltipla, tireoidite de Hashimoto, é muito importante que seja incluído o acompanhamento clínico nutricional, a fim de realizar a modulação do sistema imunológico e, consequentemente, o controle da evolução da doença.

Por meio do acompanhamento clínico-nutricional é possível modular vias bioquímicas que estão envolvidas no controle hormonal do estresse, na síntese de serotonina e também de melatonina. Desta forma, é possível prevenir e tratar condições que envolvem estresse, ansiedade e depressão, bem como desordens do ciclo circadiano, como a insônia. Sendo assim, também é possível atuar no tratamento de doenças que podem ter fundo psicossomático, tal como a fibromialgia. Neste caso, especificamente, entre outros fatores, o controle da inflamação também é preponderante.

DOENÇAS EMOCIONAIS:  ESTRESSE/ANSIEDADE/
DEPRESSÃO

AcompGestante
DoencaAutoimune
DoencasEmocionais

DESORDENS ESTÉTICAS

Acne, melasma, celulite, alopecia (queda de cabelo), unhas frágeis e quebradiças são alguns dos tipos de desordens estéticas que sinalizam que o corpo não anda bem. Elas podem ser tratadas por meio do acompanhamento clínico-nutricional, que além de restaurar a saúde, resgata a autoestima e promove o envelhecimento saudável, inclusive da pele!

DesordensEsteticas

O excesso de peso corporal, associado ao aumento da gordura corporal, normalmente, está atrelados ou pode ser gatilho para doenças crônicas, como o diabetes e fatores de risco cardiovasculares, como, por exemplo, a hipertensão. Além disso, pode sobrecarregar articulações e ter forte impacto psicológico e na autoestima do paciente. Emagrecer, nestes casos, vai muito além do apelo estético! É necessário para o controle inflamatório e para o resgate da saúde!

EMAGRECIMENTO

Emagrecimento

POTENCIALIZAR OS ESTUDOS

O acompanhamento clínico-nutricional favorece a melhora do foco, da concentração e da memória, imprescindíveis para otimizar uma rotina intensa de estudos. Além disso, atua no controle do estresse e previne alterações no ciclo circadiano, fundamentais para a manutenção de uma boa memória. Vestibulandos e concurseiros, além de todo e qualquer estudante e profissional, podem ser beneficiados!

Estudos
bottom of page